sexta-feira, 9 de julho de 2010

EDITOR: VANDERLAN NADER (notorious magazine) EMAIL: vnader31@gmail.com

Espanha sai na frente da Holanda na disputa da Bola de Ouro

Fúria tem três jogadores entre os dez indicados a melhor da Copa. Nenhum brasileiro aparece na  lista.

Caricaturas dos 10 
concorrentes à Bola de Ouro da CopaCaricaturas dos 10 concorrentes à Bola de Ouro da Copa (Foto: Rafael Pirrho / Globoesporte.com)
troféu 
Bola de Ouro Copa do MundoTroféu Bola de Ouro da Copa do Mundo
(Foto: Rafael Pirrho / GLOBOESPORTE.COM)
A Espanha foi a seleção com mais indicados ao prêmio de melhor jogador da Copa, com três nomes entre os dez selecionados. Concorrem à Bola de Ouro pela Fúria os meias Iniesta e Xavi além do atacante David Villa, artilheiro da Copa com cinco gols. A outra finalista, a Holanda, tem dois representantes - Robben e Sneijder. A lista foi elaborada pelo Comitê Técnico da Fifa e ainda conta com Schweinsteiger e Özil, da Alemanha, Forlán, do Uruguai, Gyan, de Gana, e o argentino Messi, detentor do título de melhor jogador do mundo.

A votação está aberta para os jornalistas credenciados e só será encerrada ao fim da decisão deste domingo. O resultado sai logo após a partida.

A possibilidade de os jogadores serem julgados por sua atuação na final da Copa ajuda a evitar claros equívocos como o de 2002, quando o goleiro alemão Oliver Kahn ficou com a Bola de Ouro mesmo tendo falhado na final contra o Brasil. Nesta sexta-feira, o próprio Kahn considerou que a atuação na grande decisão deve influenciar na votação. Curiosamente, a última vez em que o melhor da Copa ganhou o torneio foi em 1994, com Romário. Nas três edições seguintes, o prêmio coube a um vice-campeão - Ronaldo, em 98, Kahn, em 2002, e Zidane, em 2006.
 
Confira os 10 concorrentes a Bola de Ouro
Sneijder (Holanda), Robben (Holanda), Schweinsteiger (Alemanha), Forlán (Uruguai), Özil (Alemanha), Gyan (Gana), Messi (Argentina), Xavi (Espanha), Iniesta (Espanha) e Villa (Espanha).
- Acho importante avaliar também o desempenho na final. Gosto do Sneijder, na Holanda, do Iniesta e do Villa, na Espanha, mas temos que ver quem vai ganhar a Copa para decidir o melhor jogador do torneio - afirmou Kahn.
O goleiro elogiou os dois alemães na lista e destacou também a grande participação de Müller na Copa. Mesmo assim, acredita que "ainda é cedo" para que um deles leve a Bola de Ouro.

No vídeo exibido no evento, provavelmente gravado antes da semifinal entre Alemanha e Espanha, Franz Beckenbauer e Carlos Alberto Parreira apontaram seus preferidos. Beckenbauer ficou com Schweinsteiger, do seu Bayern de Munique, enquanto Parreira disse preferir Özil.

Desta vez nenhum brasileiro apareceu na lista dos melhores, ao contrário da Copa das Confederações, no ano passado, quando Kaká foi eleito o melhor e Luis Fabiano ficou em
segundo lugar.

Nenhum comentário: